Revista Aparte e o a(P)arte da Vez.





A Revista: 

A revista aParte, lançada em 1968, surgiu como a publicação do Teatro dos Universitários de São Paulo, sob a coordenação editorial de Flavio Império e André Gouveia, no calor do movimento estudantil daquele momento de nossa história. 
Naquele ano foram publicadas duas edições.
Após quarenta e três anos, o Teatro da USP – TUSP, agora órgão da Pró-Reitoria de Cultura e Extensão da Universidade de São Paulo, retoma a ideia da publicação da Revista aParte e lançou em Dezembro de 2010 a sua terceira edição.
A quarta edição chega em 2011, e nessa empreitada, se indaga e perscruta caminhos para manter a vocação de sua atitude tensionadora diante da produção das artes cênicas, e, consequentemente da produção artística e cultural na atualidade. 

Simultaneamente ao lançamento da revista teremos a quarta edição do a(P)arte da Vez, assembleia de arte, realizada por coletivos universitários, onde todas as intervenções são feitas a partir da proposição artística e tem como regra proposições curtas para cada grupo onde o intuito é a interação entre os grupos e o público. 


Leia online as edições da Revista Aparte, clicando no link abaixo!

http://issuu.com/tusp/docs





























Convite a contribuições de apartistas!





O Teatro da USP prorrogou até 15 de outubro o prazo para o envio das contribuições para a próxima edição da revista aParte XXI.  A Comissão da Verdade, criada pela presidente Dilma Roussef, foi a base para a escolha do tema: Teatro, Verdade e Justiça. As contribuições poderão ser enviadas na forma de artigos, ensaios, fotografias, desenhos, textos teatrais, poesias, ou qualquer outro formato que favoreça a publicação impressa.
Mais informações:  site www.usp.br/tusp


























Convite aos novos apartistas, ou seja lá como chamar isto.

Na quarta edição da revista aParte XXI, lançada no segundo semestre de 2011, o Tusp publicou um chamamento geral a artistas e pesquisadores que tenham interesse em pensar e produzir material escrito (ou em outra forma passível de publicação impressa, como desenhos, fotografias, cartuns etc.) sobre a questão abaixo enunciada, como forma de contribuição a ser publicada em futuro número da revista, dentro da seção “aPartes”.

A proposta é que os interessados efetuem uma livre abordagem crítica     da seguinte questão, parafraseada do livro homônimo de Denis Guénoun (publicado no Brasil em 2004 pela Editora Perspectiva):

O Teatro é Necessário?

Instruções aos interessados:

a. As contribuições (na forma de texto, desenho, fotografias, material gráfico, etc.) deverão ser enviadas ao Teatro da USP – Tusp, através de e-mail (tuspline@usp.br) ou cópia impressa pelos correios (R. Maria Antônia, 294 – CEP 01222-010 / São Paulo – SP). Todas as contribuições terão a sua recepção oportunamente confirmada por e-mail. A data final estipulada para envio o das contribuições é 21 de novembro de 2011, impreterivelmente.

b. As contribuições serão aceitas na pressuposição de serem obras originais inéditas no país,   cuja publicação não resultará na lesão dos direitos autorais ou de publicação de terceiros.

c. As contribuições não poderão ultrapassar quatro (4) laudas de 2.100 caracteres de texto (contando os espaços) ou o equivalente a quatro páginas no formato da revista (16x23 cm).

d. No caso de textos, os autores devem restringir ao mínimo as notas de rodapé, que deverão vir indicadas ao final do texto. Referências bibliográficas deverão ser inseridas de forma resumida no corpo do texto, no formato “(Autor, ano, páginas)”, acompanhadas da bibliografia completa, também ao final, no formato “Sobrenome, Nome. Título. Cidade, Editora, Ano, páginas”.

e. Imagens e fotografias ilustrativas devem necessariamente vir acompanhadas de legenda e dos devidos créditos. O Tusp reserva-se, contudo, o direito de substituir tais imagens quando julgar oportuno.

f. As contribuições deverão ser devidamente identificadas e acompanhadas de endereço, telefone e e-mail de contato, bem como de breve nota biográfica sobre o autor.

g. Ao final do período de recepção, as contribuições serão analisadas pela coordenação editorial da revista ou por pareceristas designados pelo órgão, sejam estes funcionários do Tusp e/ou convidados. O Tusp reserva-se o direito de publicar qualquer quantidade de contribuições selecionadas em número futuro da revista aParte XXI. O órgão compromete-se a confirmar junto ao autor, previamente à publicação, o interesse em publicar o material selecionado.

h. O Tusp não se compromete a devolver os originais não aprovados.

Postagens mais visitadas